Balancas Marques
fresen CN

Ao longo de mais de 50 anos, a Balancas Marques desenvolve produtos na área da pesagem comercial e industrial, incorporando as últimas tendências tecnológicas, indo de encontro às necessidades reais dos seus clientes nos mais diversos ambientes comerciais e industriais.

Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.

Saber mais
Europesagem

Aquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).

Saber mais
Lx Pack

Representante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.

Saber mais

Balanças Marques

4 TENDÊNCIAS PARA O RETALHO EM 2023 (E NOS ANOS SEGUINTES)

Cada novo ano traz mudanças para o mundo dos negócios. Por isso, comece já a preparar a sua empresa de retalho para 2023 (e para os anos seguintes) com a lista de tendências que a Balanças Marques reuniu para si. 

O panorama do retalho já não é o mesmo. Nos últimos anos, surgiram muitas novidades que têm alterado o comportamento dos consumidores. O que trouxe também novas tendências que têm marcado a gestão dos negócios – e vão continuar a marcar.

Descubra já a nossa lista com 4 tendências para o retalho em 2023 (e nos anos seguintes).

 

1.    A personalização da jornada do cliente começa a ser uma exigência.

•    “80% dos consumidores mostram-se mais propensos a comprar de uma empresa que ofereça uma experiência de compra personalizada”, indica um estudo da Epsilon. 

Ou seja, cada vez mais pessoas procuram uma jornada do cliente adaptada aos seus gostos e ao seu dia-a-dia. Querem que as marcas lhes façam recomendações certeiras, que lhe ofereçam descontos nos produtos que mais gostam, que se façam presentes em momentos especiais.

Tire partido dos dados que tem dos seus clientes, no seu software de faturação, e adote novas ferramentas digitais para aderir a esta tendência e impressionar. 

 

2.    As caixas de autosserviço vieram para ficar.

•    “Entre o self checkout e as tradicionais caixas de pagamento, 60% dos consumidores prefere o autosserviço”, mostra o relatório 2021 State of Self-Checkout Experiences.

Portanto, os consumidores já veem o self checkout como uma boa opção nas suas compras diárias. Acreditam que este modo de comprar lhes oferece uma maior autonomia, bem como um serviço mais rápido e cómodo.

Aposte em soluções que permitam o autosserviço em processos fluidos e intuitivos para potenciar o seu negócio de retalho e continuar a garantir a preferência dos seus clientes. 

 

3.    A sustentabilidade vai continuar a dar que falar – seja a nível legal ou social.

•    “A juntar às medidas da União Europeia relativas à redução do plástico descartável, Espanha foi mais longe e vai proibir o uso de esse tipo de embalagens na venda de fruta e legumes, já a partir de 2023”, revelam as notícias em vários meios de comunicação social.

•    “79% dos consumidores estão a mudar as suas preferências de compras com base na sustentabilidade”, conclui um inquérito da Capgemini.

Quer isto dizer que a sustentabilidade está no topo de prioridades do poder legislativo e também da sociedade. O cuidado com o ambiente está na ordem do dia e já está a provocar várias mudanças no mundo dos negócios de retalho.

Por isso, quer tenha uma mercearia, talho, frutaria ou peixaria, está na hora de encontrar novos produtos para disponibilizar, outros equipamentos para a gestão e novas formas de operar, como soluções que permitam a venda a granel. 

 

4.    As compras online vão continuar em alta.

•    “47% dos consumidores preveem que as suas compras online vão aumentar no futuro”, de acordo com dados da Zeitgeist.

Assim, esta que é uma área em expansão há já algum tempo continuará a sê-lo. As lojas online conquistaram mesmo a preferência dos mais jovens e são vistas por muitos como uma alternativa mais cómoda e prática do que as lojas físicas.

Nos próximos anos, explore e implemente uma plataforma de vendas online para manter a relevância no mundo do retalho e manter/continuar a captar novos clientes.

 

Já tem tudo o que precisa para fazer frente a todas estas tendências em 2023 (e nos anos seguintes)? Comece já a preparar o seu negócio de retalho para o futuro com as dicas que lhe deixamos.

E, se tiver qualquer dúvida, não hesite em contactar-nos. Na Balanças Marques, estamos sempre atentos às necessidades do mundo do retalho e, claro, capacitados para ajudá-lo a dar resposta a cada uma destas mudanças com várias soluções e equipamentos.

4 TENDÊNCIAS PARA O RETALHO EM 2023 (E NOS ANOS SEGUINTES)