Balancas Marques
fresen CN

Ao longo de mais de 50 anos, a Balancas Marques desenvolve produtos na área da pesagem comercial e industrial, incorporando as últimas tendências tecnológicas, indo de encontro às necessidades reais dos seus clientes nos mais diversos ambientes comerciais e industriais.

Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.

Saber mais
Europesagem

Aquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).

Saber mais
Lx Pack

Representante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.

Saber mais

Balanças Marques

COMO CUIDAR DA SUA BÁSCULA PESA-CAMIÕES

Para si, que tem uma báscula pesa-camiões em constante utilização no seu negócio, esta é com certeza um elemento indispensável na sua equipa. E, como tal, é também um elemento que merece todo o seu cuidado – por várias razões.

Por trás de um aspeto forte e robusto, os pesa-camiões escondem uma faceta bem sensível. Trabalham muitas horas, às vezes de sol a sol, e ainda têm de aguentar toneladas de peso. Também se cansam. E, apesar dos materiais resistentes, ao longo da carreira vão acusando desgaste. Pelo menos, quando não se tem todos os cuidados para o reduzir ao mínimo possível. 
Com o objetivo de ajudá-lo nesta tarefa, partilhamos consigo algumas dicas sobre as precauções que deve ter, antes e depois da instalação, para manter a sua báscula pesa-camiões em bom funcionamento, por muito tempo:

1. Invista numa instalação adequada.
As básculas-ponte são equipamentos com o seu quê de sensibilidade (de outra forma, não poderiam pesar de forma fiável). Por isso, para uma manutenção mais simples, o seu precioso pesa-camiões deve, desde logo, ser instalado confortavelmente nas condições adequadas, para que nenhum fator externo possa interferir nos processos de pesagem. No caso das básculas embutidas e semi-embutidas, por exemplo, deve certificar-se de que elas estão providas de um sistema de escoamento de água ou de um sistema de drenagem que lhes permita trabalhar sem erros ou interrupções. E não se esqueça que estes sistemas devem ser revistos, no mínimo anualmente, antes das primeiras chuvas. 

2. Aposte em sinalizações para os motoristas dos camiões.
As básculas-ponte são equipamentos bem exigentes – consigo mesmas, mas também com todos os que a rodeiam. O que quer dizer que, para manter o bom funcionamento de um pesa-camiões, não bastam os cuidados do fabricante e do operador/proprietário. Os motoristas dos veículos que os usam diariamente devem também respeitar algumas regras. Com o objetivo de fazer chegar, de forma fácil e imediata, as instruções necessárias a todos os utilizadores, pode então apostar em sinalizações – como mupis – que indiquem aos condutores como devem proceder em cada etapa, evitando assim quaisquer danos nas plataformas.

3. Realize uma revisão geral regularmente.
As básculas-ponte são equipamentos de alta-manutenção. Portanto, deve fazer-lhes uma revisão – e uma limpeza - geral regularmente. Sempre que puder, verifique pormenores como as cablagens e os limitadores, assegurando-se de que estes mantêm uma distância de 3 a 5 mm. E não se esqueça de garantir que o seu pesa-camiões está sempre bem limpo, uma vez que qualquer tipo de resíduo pode interferir não só na sua performance como também na sua longevidade.  

4. Assegure as verificações anuais. 
As básculas-ponte são Instrumentos de Pesagem de Funcionamento não automático (IPFA). O que, nos países da União Europeia, significa que, quando colocadas em funcionamento em transações comerciais, passam a estar enquadradas numa legislação que as obriga a cumprir um plano de Verificações anuais. Para se certificar que tudo está em ordem e que a sua báscula está a funcionar correta e legalmente, deve contactar o fabricante periodicamente e pedir informação sobre como proceder. 

 

COMO CUIDAR DA SUA BÁSCULA PESA-CAMIÕES