Balancas Marques
fresen CN

Ao longo de mais de 50 anos, a Balancas Marques desenvolve produtos na área da pesagem comercial e industrial, incorporando as últimas tendências tecnológicas, indo de encontro às necessidades reais dos seus clientes nos mais diversos ambientes comerciais e industriais.

Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.

Saber mais
Europesagem

Aquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).

Saber mais
Lx Pack

Representante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.

Saber mais

Balanças Marques

DESAFIO DE PESO: O CASO DA SEL - SALSICHARIA ESTREMOCENSE

Na Balanças Marques, dizemos “sim” a qualquer desafio de peso. E quando a SEL – Salsicharia Estremocense nos procurou para otimizar o seu processo de produção de charcutaria com uma solução de pesagem, a nossa equipa pôs mãos à obra e adaptou o software da nossa báscula completa pesa-enchidos.

Quem é este cliente?
SEL - Salsicharia Estremocense
A SEL - Salsicharia Estremocense dedica-se à produção de charcutaria desde 1984. Localizada em Estremoz, em pleno Alentejo, produz enchidos e carnes frescas e congeladas de excelência, num processo que considera uma arte e uma tradição. 
Procurando manter “O Sabor do saber alentejano”, a empresa valoriza a carne nascida, produzida e transformada na região. Através da Associação da Fileira da Carne do Alentejo, cria sinergias que lhe garantem a qualidade da matéria-prima que utiliza para produzir a sua charcutaria.  
Líder no setor, nas últimas décadas, tem investido cada vez mais na qualidade e certificação dos seus produtos e tem também apostado na inovação e no desenvolvimento dos seus processos. Com 130 colaboradores e com recurso a equipamentos modernos, a Salsicharia Estremocense SA conta hoje com milhares de clientes e entrega-lhes, anualmente, 2.500 toneladas de frescos e ultracongelados e 936.000 toneladas de transformados.

Que desafio nos foi apresentado?
Cada vez mais investida na inovação e na otimização da produção, a SEL procura constantemente formas mais automatizadas e eficazes de fazer o seu trabalho. 
Para o método de desidratação de enchidos, em específico, necessitava de uma solução que lhe permitisse manter o seu fumeiro tradicional, mas que, ao mesmo tempo, oferecesse mais controlo sobre o processo. O objetivo era eliminar a necessidade de contar o tempo nas câmaras de secagem e fumeiro ou de verificar constantemente os enchidos para saber quando estão prontos para passar à fase seguinte. 
Assim, precisavam de um equipamento de pesagem que, baseado na experiência e no conhecimento humano do salsicheiro, avisasse automaticamente quando o produto está com a quebra desejada, independentemente do calibre. Desta forma, tornar-se-ia mais fácil controlar e monitorizar a fase de secagem, aumentando a rentabilidade do processo e resultando num produto sem quebras desajustadas e mais homogéneo na cura.
Posto isto, e como utilizador das soluções Balanças Marques há já vários anos, a Salsicharia Estremocense SA dirigiu-se diretamente à nossa empresa para nos apresentar o desafio de criar uma resposta para esta necessidade.

Qual foi a solução que nós apresentamos?
Perante o desafio apresentado pela SEL - Salsicharia Estremocense SA, a Balanças Marques desenvolveu uma solução à medida do cliente. 
Adaptando a nossa báscula completa pesa-enchidos, o nosso Departamento de I&D (Investigação e Desenvolvimento) criou uma nova funcionalidade no software para responder às necessidades do cliente, particularmente no processo de secagem da charcutaria.
Com o Módulo de Controlo de Desidratação de Enchidos, a solução da Balanças Marques permite a configuração e monitorização dos diferentes processos no ciclo de tratamento de um produto, através do peso que apresenta. Com a nossa báscula e o respetivo software, é possível armazenar e gerir várias informações acerca dos enchidos e, inclusive, configurar notificações que, por via sonora ou via email, alertam automaticamente para a conclusão de uma etapa de produção, como a secagem da charcutaria. 
Ou seja, com base no conhecimento ancestral da salsicharia, inserido diretamente no software, a nossa báscula pesa-enchidos permite fazer um controlo automático do processo de cura, sem necessidade de contar o tempo ou de verificar manualmente produto a produto.

Através da nossa tecnologia, a SEL - Salsicharia Estremocense conta agora com um equipamento que vai muito além da pesagem, utilizando-a para automatizar processos e agilizar a produção de enchidos tradicionais, como pretendido.

Da necessidade deste nosso cliente, nasceu assim uma nova solução Balanças Marques para os negócios no setor da charcutaria.
 

DESAFIO DE PESO: O CASO DA SEL - SALSICHARIA ESTREMOCENSE