Balancas Marques
fresen CN

Ao longo de mais de 50 anos, a Balancas Marques desenvolve produtos na área da pesagem comercial e industrial, incorporando as últimas tendências tecnológicas, indo de encontro às necessidades reais dos seus clientes nos mais diversos ambientes comerciais e industriais.

Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.

Saber mais
Europesagem

Aquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).

Saber mais
Lx Pack

Representante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.

Saber mais

Balanças Marques

SOBRECARGA EM CAMIÕES: CONSEQUÊNCIAS E PREVENÇÃO

A sobrecarga dos camiões de mercadorias pode trazer consequências graves para o seu negócio – e não só. Conheça-as e descubra a solução para prevenir este problema.

Sim, o peso também é importante no transporte de mercadorias. 

Porque tem um impacto nos camiões e, possivelmente, até nos negócios que se dedicam a este setor ou possuem veículos para fazer esse serviço de logística.

E é a pesagem que ajuda a evitar a sobrecarga em camiões e os problemas que daí podem surgir.

Afinal, que consequências traz a sobrecarga?
A sobrecarga ocorre quando o camião transporta um peso superior ao recomendado.

E isso pode trazer vários problemas – muito além das multas:

•    Dificuldades na condução
Conduzir um camião já não é tarefa fácil. Mas a sobrecarga ainda traz mais dificuldades. O peso a mais no veículo torna as mudanças de direção e todas as manobras mais lentas, podendo até provocar perigos no percurso. 

•    Aumento do tempo de travagem
É uma lei da física. Quanto maior a massa de um objeto, mais tempo vai demorar a parar um movimento. Por isso, a sobrecarga num camião vai aumentar ainda mais o tempo de travagem, o que pode mesmo levar a acidentes rodoviários.

•    Desgaste dos pneus
Os pneus de um camião estão sujeitos a muito desgaste devido ao peso que transportam. E a sobrecarga só vem acelerar a questão, criando sobreaquecimento dos pneus. Eventualmente, isto pode levar mesmo a ruturas, o que, por sua vez, provoca atrasos ou outros problemas mais graves. 

•    Aumento do consumo de combustível
Uma consequência previsível da sobrecarga. Quanto mais pesado o camião, mais energia vai precisar para se mover. E isso significa um aumento no consumo de combustível e, claro, mais gastos (dispensáveis) para o seu negócio.

•    Invalidação do seguro
A sobrecarga de um camião vai contra a lei rodoviária. E, assim, em caso de acidente, conduz à invalidação do seguro. Esta situação pode implicar custos elevadíssimos para uma empresa, além de poder também causar danos na sua reputação.


Como prevenir a sobrecarga?
Mas a prevenção da sobrecarga e de todos estes problemas tem uma solução simples: pesar. 

Para garantir que os camiões não estão a transportar mais do que seria suposto, use uma báscula-ponte.

 

Pode encontrar a ideal para o seu negócio na Balanças Marques. Visite o nosso website e contacte-nos para saber mais sobre as nossas soluções para pesar camiões.
 

SOBRECARGA EM CAMIÕES: CONSEQUÊNCIAS E PREVENÇÃO