Balancas Marques
fresen CN

Ao longo de mais de 50 anos, a Balancas Marques desenvolve produtos na área da pesagem comercial e industrial, incorporando as últimas tendências tecnológicas, indo de encontro às necessidades reais dos seus clientes nos mais diversos ambientes comerciais e industriais.

Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.

Saber mais
Europesagem

Aquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).

Saber mais
Lx Pack

Representante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.

Saber mais

Balanças Marques

PESAGEM 101: O QUE É O PESO LÍQUIDO E O PESO BRUTO

Quer saber mais sobre pesagem e sobre os tipos de peso que pode obter com a sua balança? Descubra exatamente o que é o peso líquido e o peso bruto e perceba a diferença entre os dois conceitos. No blog da Balanças Marques.

Para aproveitar ao máximo as potencialidades da sua balança (seja no retalho ou na indústria), deve conhecer ao pormenor as suas funcionalidades e perceber os principais conceitos relacionados com pesagem.

Por isso, no blog, os especialistas da Balanças Marques explicam-lhe o que é o peso líquido e o peso bruto. Descubra já a diferença entre os dois conceitos e comece a usar estas funções do seu equipamento da melhor forma.

 

•    O que é o peso líquido?
O peso líquido refere-se ao peso do produto, sem incluir o peso do recipiente/embalagem – ou, se preferir termos técnicos, sem incluir a tara.

Quando falamos em venda de frutos secos a granel, por exemplo, o peso líquido dá-lhe o peso dos frutos em si, eliminando o peso da embalagem em que estão colocados.

É muito útil nestas ocasiões para que os seus clientes não tenham de pagar também pelo peso do recipiente que leva o artigo.

 

•    E o que é o peso bruto?
Já o peso bruto refere-se ao peso total do produto e do recipiente/embalagem – ou seja, inclui a tara.

Se falarmos então no transporte de mercadorias, como as embalagens de frutos secos, o peso bruto é o mais relevante para conhecer na hora de carregar o camião.

Especialmente útil nestes casos, ajuda-o a estimar o peso real que terá de transportar.

 

Portanto, a diferença entre o peso bruto e o peso líquido está na tara, ou seja, no peso do recipiente que envolve um determinado artigo. Mas ambos os conceitos são importantes e, como funcionalidade da sua balança, são vantajosos para o dia-a-dia no seu negócio.

Para aprender ainda mais sobre pesagem e encontrar diversas outras dicas, explore o blog da Balanças Marques. E se tiver qualquer dúvida sobre o tema, contacte-nos – os nossos especialistas estão sempre prontos para ajudá-lo.
 

PESAGEM 101: O QUE É O PESO LÍQUIDO E O PESO BRUTO