Balancas Marques
fresen CN

Ao longo de mais de 50 anos, a Balancas Marques desenvolve produtos na área da pesagem comercial e industrial, incorporando as últimas tendências tecnológicas, indo de encontro às necessidades reais dos seus clientes nos mais diversos ambientes comerciais e industriais.

Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.

Saber mais
Europesagem

Aquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).

Saber mais
Lx Pack

Representante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.

Saber mais

Balanças Marques

PESAGEM 101: O QUE É A TARA

Quer saber mais sobre as funções do seu equipamento de pesagem digital? Descubra exatamente o que é a tara, através da nossa definição e dos nossos exemplos. Já no blog da Balanças Marques.

Um equipamento de pesagem digital pode fazer muito mais do que parece à primeira vista. E, se usa um no dia a dia do seu negócio, é importante que conheça todas as suas funcionalidades para aproveitar ao máximo o seu potencial e facilitar todo o trabalho de logística e gestão.

Por isso, explicamos-lhe o que é a tara – uma função da sua balança digital que pode aumentar a rapidez de pesagem e a produtividade geral no seu negócio.

 

Afinal, o que é a tara?
Segundo o dicionário, no contexto da pesagem, a tara  refere-se ao “peso de um recipiente ou embalagem vazio, sem o produto que pode conter” ou ao “peso de um veículo de transporte vazio, sem a carga”.

Ou seja, a funcionalidade da tara na sua balança ou visor digital ajuda-o a determinar o peso exato dos artigos ou das mercadorias – sem o peso extra das embalagens ou dos camiões que os transportam. 

Para usar esta função, pode pesar a embalagem ou o veículo ou introduzir a informação no sistema do seu equipamento de pesagem. Depois disso, os dados serão memorizados e, ao pesar as mercadorias, utilizando a tara, obterá o peso líquido (isto é, o resultado da subtração da tara ao peso bruto).

Mas veja exemplos de como isto se pode traduzir na prática:

•    Num negócio de retalho
A preocupação com a sustentabilidade é cada vez mais uma tendência. Portanto, há também cada vez mais negócios de retalho com venda a granel que usam recipientes reutilizáveis.

E, nestes contextos, a função de tara torna-se essencial.

Com esta funcionalidade na balança digital, como a nossa BM5 ARM com o módulo Zero Waste, o peso das embalagens utilizadas pode ser automaticamente descontado, sem perdas de tempo, permitindo que os clientes paguem apenas por aquilo que levam.

•    Num negócio industrial
A pesagem tem um papel muito importante na logística e nos transportes e, claro, também na gestão eficaz de um negócio na área da indústria.
E a funcionalidade de tara facilita todo o quotidiano deste tipo de negócio.

Com esta funcionalidade, é possível, por exemplo, usar um porta-paletes com balança e pesar as mercadorias juntamente com a palete sem ter de fazer contas. Basta usar a tara para retirar automaticamente o peso da palete e obter de imediato o peso dos artigos.

 

A tara é, portanto, uma função muito útil da sua balança ou visor digital, tornado o processo de pesagem muito mais fluido e preciso. 

Se tiver qualquer dúvida sobre esta questão ou pretender adquirir um equipamento de pesagem com esta funcionalidade, contacte-nos. Na Balanças Marques, estamos sempre disponíveis para si!
 

PESAGEM 101: O QUE É A TARA