Balancas Marques
fresen CN

Ao longo de mais de 50 anos, a Balancas Marques desenvolve produtos na área da pesagem comercial e industrial, incorporando as últimas tendências tecnológicas, indo de encontro às necessidades reais dos seus clientes nos mais diversos ambientes comerciais e industriais.

Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.

Saber mais
Europesagem

Aquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).

Saber mais
Lx Pack

Representante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.

Saber mais

Balanças Marques

O QUE É UMA CALIBRAÇÃO E PORQUE É TÃO IMPORTANTE

As balanças e outros equipamentos de medição podem ser essenciais para o seu negócio, exigindo cuidados vários, como é o caso das calibrações. Descubra o que é exatamente este processo e porque é tão importante.

Desde as balanças de precisão, desenvolvidas para pesar substâncias bem leves, às básculas-ponte, concebidas para levar a cabo a pesagem de camiões, os equipamentos de pesagem devem ser sempre precisos e fiáveis. Sobretudo quando falamos nas transações comerciais do seu negócio. 

Mas, independentemente da sua qualidade e daquilo que pesam, estes instrumentos podem ir perdendo precisão ao longo do tempo, devido ao desgaste natural provocado pelo uso diário, pequenos acidentes, fatores ambientais, entre outras razões.

Para manter as suas balanças e básculas-ponte em bom estado e com resultados rigorosos, deve, portanto, ter vários cuidados e fazer calibrações de tempos a tempos.

Mas, afinal, o que é exatamente uma calibração?

De acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia, calibração é uma “operação que, em condições especificadas, num primeiro passo, estabelece a relação entre os valores da grandeza com incertezas de medição provenientes de padrões e as indicações correspondentes com incertezas de medição associadas e, num segundo passo, usa esta informação para estabelecer uma relação para obter o resultado de medição de uma indicação.”

Ou seja, a calibração é o procedimento através do qual se testa e garante a fiabilidade dos instrumentos de medição, como uma balança ou báscula-ponte.

Usando pesos-padrão sujeitos a um rigoroso controlo e certificação, uma calibração submete os equipamentos de pesagem a vários testes e, no final, define o resultado que devem mostrar na presença de um objeto com aquela massa.

Efetuadas por entidades certificadas para o efeito, as calibrações oferecem uma garantia de que as balanças e básculas-ponte estão a operar com a precisão pretendida e esperada.

E porque é a calibração tão importante?

Uma calibração assegura que o seu equipamento de pesagem está apto a ser usado, apresentando resultados com um desvio mínimo do padrão, o que pode beneficiar o seu negócio em várias vertentes:

- Fiabilidade de resultados
Após a calibração, pode ter a certeza de que as suas balanças e básculas-ponte estão a pesar corretamente a matéria-prima que entra no seu negócio e/ou os produtos que vende. Assim, evita desperdício e a necessidade de corrigir erros, contribuindo, ao mesmo tempo, para a satisfação dos seus clientes.

- Deteção de equipamento que precisa de ser substituído
Os seus equipamentos de pesagem podem ir diminuindo o desempenho, à medida que os componentes são sujeitos a situações de desgaste. E essa diminuição na performance nem sempre pode ser resolvida, mas pode ser detetada nas calibrações, indicando-lhe que está na altura de substituir as suas balanças/básculas-ponte.

- Conformidade com os seus objetivos e auditorias 
Com as calibrações, assegura que os seus instrumentos de pesagem estão a funcionar de acordo com os seus objetivos e padrões e passa a ter um certificado que atesta que estão a funcionar corretamente em caso de auditorias focadas na qualidade do seu negócio.

Agora que já sabe o que é uma calibração e porque é que este processo é tão importante para o seu negócio, marque já a sua com a Balanças Marques. Especialistas no fabrico e desenvolvimento de soluções de pesagem, temos também um laboratório de calibrações reconhecido pelo IPAC - Instituto Português de Acreditação e estamos, portanto, habilitados a ajudá-lo com a calibração das suas balanças e básculas-ponte. Saiba mais sobre os serviços do CALLMARQUES no website e contacte-nos! 
 

O QUE É UMA CALIBRAÇÃO E PORQUE É TÃO IMPORTANTE