Balancas Marques
fresen CN

Ao longo de mais de 50 anos, a Balancas Marques desenvolve produtos na área da pesagem comercial e industrial, incorporando as últimas tendências tecnológicas, indo de encontro às necessidades reais dos seus clientes nos mais diversos ambientes comerciais e industriais.

Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.

Saber mais
Europesagem

Aquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).

Saber mais
Lx Pack

Representante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.

Saber mais

Balanças Marques

QUAIS SÃO OS COMPONENTES DE UMA BÁSCULA-PONTE

Uma báscula-ponte é uma balança em grande escala que serve para pesar objetos de dimensões consideráveis, como veículos. E, na sua empresa, pode mesmo ser um elemento fundamental para a equipa e para a sustentabilidade do negócio. Mas será que sabe tudo o que há para saber sobre as básculas pesa-camiões? 

Hoje levamo-lo numa tour pelo interior deste equipamento de pesagem para que conheça melhor a sua báscula e descubra quais são os componentes que permitem o seu funcionamento. 

Na Balanças Marques, os maiores especialistas em pesagem industrial já estão prontos para ajudá-lo na tarefa. Melhor do que ninguém, conhecem estes instrumentos, as respetivas peças e segredos. Portanto, são os seus guias nesta viagem ao centro de uma báscula-ponte:

Paragem #1 – A Fundação da Báscula-ponte
A primeira paragem leva-nos a explorar a fundação de um pesa-camiões. Em instalações permanentes, as básculas-ponte exigem uma preparação prévia e fundações construídas em betão para suportar bem o peso dos veículos e respetiva carga. E é por isso que, geralmente, pedem uma obra civil antes de serem instaladas.  

Paragem #2 – Plataforma da Báscula-ponte
Agora passemos à plataforma da báscula. Também conhecida como tabuleiro, é a superfície na qual os camiões vão circular e ser pesados. Pode ser construída em metal ou num misto de metal e betão, dependendo das necessidades do utilizador e das condições do terreno onde vai ser instalada. Estas plataformas são, na sua maioria, compostas por vários módulos para facilitar o transporte até ao local, bem como a montagem.

Paragem #3 – As Células de carga da Báscula-ponte
Na nossa terceira paragem, ficamos a conhecer os elementos essenciais para que a sua báscula-ponte seja capaz de pesar. Parte da caixa misturadora, as células de carga são precisamente os componentes que permitem que o equipamento meça o peso sobre a plataforma. Numa definição mais técnica, são transdutores eletromecânicos que estão debaixo da superfície da báscula para converter uma força num sinal elétrico. Medem a resposta do material à aplicação da carga, transformando-a num sinal elétrico mensurável que determina o peso do camião e respetiva carga.

Paragem #4 – Terminal da Báscula-ponte
Outro componente, outra paragem! Chegou a altura de conhecer o terminal – também designado de indicador. Este é o painel de controlo da sua báscula-ponte, é a peça na qual o operador vai verificar o peso e é a peça que, geralmente, serve como ponto de ligação a outros periféricos do pesa-camiões, como visores, mupis, etc…

Paragem #5 – Cabos da Báscula-ponte
É hora de passarmos pelos elementos que servem de ligação entre vários componentes do pesa-camiões: os cabos. Na maioria dos casos, é através deles que as células de carga transmitem os seus sinais elétricos ao terminal para que seja possível medir e visualizar o peso.

Paragem #6 – Acessórios da Báscula-ponte
Sexta e última paragem! E altura de fazermos uma visita aos vários acessórios que pode adicionar à sua báscula-ponte. Para um pouco mais de segurança rodoviária, o seu pesa-camiões pode vir equipado com guias-laterais que facilitam a condução noturna e pode também dispor de semáforos, entre outros. Além disso, para facilitar a pesagem dos camiões que passam pelo seu negócio, há várias opções que lhe permitem automatizar o processo, como o nosso mupi BM700 com detetor de matrículas.

Por agora, terminamos a nossa viagem pelos componentes de uma báscula-ponte, mas, se pretender continuar esta tour na companhia da Balanças Marques, pode sempre contactar-nos! Explore as várias opções de básculas-ponte que temos disponíveis e respetivos acessórios e, no caso de qualquer dúvida sobre os nossos ou outros equipamentos, só precisa de preencher o nosso formulário para se pôr em contacto com os maiores especialistas em pesagem industrial. Estamos sempre disponíveis para si!
 

QUAIS SÃO OS COMPONENTES DE UMA BÁSCULA-PONTE